O Cosplay é a arta de se vestir como se fosse um personagem de ficção. O termo vem das palavras em inglês
costume (traje/fantasia) e
play/roleplay (brincadeira, interpretação). A origem do Cosplay remonta aos Estados Unidos, embora o cosplay no japão tenha uma enorme parcela de contribuição para a divulgação deste hobby no mundo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ao que parece, a primeira vez que o Cosplay surgiu, foi em 1939, numa convenção de fãs de ficção científica nos EUA, a primeira WORLDCON, em Nova York. Neste dia, Forrest J. Ackerman, um jovem de 22 anos, e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre um público de 185 pessoas. A coisa virou moda e nunca mais parou de atrair adeptos. Em 1984 um japonês que visitou a Wordcon se impressionou com a capacidade dos americanos de se fantasiar de personagens e levou a moda para a Terra do sol nascente. Assim surgia no japão uma febre que duraria décadas. O movimento foi tão bem recebido no japão que muitas pessoas acabaram tendo a impressão de que o movimento cosplay surgiu lá.
A hegemonia japonesa pelo cosplay se explica porque desde o fim da II Guerra, o Japão desenvolveu uma indústria cultural bastante própria, baseado em personagens de ficção. Some a isso os desenhos animados, que cairam no gosto de todo o mundo e os jogos eletrônicos, e teremos uma explosão de personagens tamanha que não tem fim.
No Brasil, o Hobby do Cosplay apareceu no fim da década de 90, graças a popularidade do desenho Cavaleiros do Zodíaco, que passava na TV Manchete. A partir deste desenho foi que apareceram as primeiras convenções de mangá no país, bem como o nome Cosplay e suas respectivas características.
Embora a busca pelo perfeccionismo do cosplay seja uma característica marcante para os seguidores deste hobby, algumas tentativas são verdadeiramente frustradas. Em alguns casos o personagem escolhido não se encaixa no padrão corporal do cosplayer, ou é mal produzido. Mas existem situações em que o grau de similaridade impressiona.
Uma coisa que atrai muitos curiosos são os cosplays femininos. Como no japão existem muitos personagens femininos, é natural esperar que um volume enorme de cosplays sejam de meninas vestindo-se como seus personagens preferidos. Este post mostra uma singela seleção de bons (e sensuais) cosplays femininos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Este post tem muitas fotos. Não recomendo para quem tem conexão ruim.